Consultores Associados

 
  Alexandre de Moraes Guimarães

Engenheiro Mecânico há 20 anos, com MBAs pela Fundação Getúlio Vargas em Gerência de Energia, Gestão de Negócios em Petróleo e Gás e em Gestão Empresarial.

Possui larga experiência industrial e corporativa, particularmente em Engenharia de Aplicações e Desenvolvimento Comercial, gerando soluções tecnológicas para necessidades de negócio.

Atuou pela White Martins Gases Industriais, aonde chegou a registrar patente industrial internacional.

Exerce atualmente a função de Consultor de Comissionamento na Engenharia da Petrobras, tendo sido Gerente de Comissionamento em construção de plataformas da Bacia de Campos.

É Professor da Universidade Estácio de Sá e do Instituto SENAI de Educação Superior, sendo autor semanal da Coluna “Você Sabia ?” do site da Nicomex Notícias.

Diretor da AMG Consultoria.

 
  Fábio Casale Padovani Filho

É Engenheiro Eletricista (1978), com especializações em plantas de potencia, com ênfase em máquinas térmicas, controle & instrumentação, elétrica e comissionamento.

Engenheiro especialista em processo de gerador de vapor, fluido térmico e gerador de ar quente, geração elétrica, em processos industriais de alimentos, siderúrgicos e petroquímico e navais.

Engenheiro especialista de configuração e programação de sistemas digitais de controle distribuídos, supervisórios, controladores lógicos programáveis, projetando e implementando estratégias e lógica de controle, elementos primários e finais de controle.

Engenheiro de gestão técnica de projetos da área termoelétrica, desde a concepção, projeto, compra, fabricação, montagem, posta em marcha, operação e manutenção.

Especialista em usinas termelétricas e atualmente é consultor da Petrobras nesta especialidade, atuando em diversas unidades de ciclo combinado e ciclo simples, utilzando combustiveis líquidos e gasosos.

Participou de comissionamento de projetos internacionais em centrais de geração elétrica com aproveitamento de efluentes dos processos siderúrgicos, centrais térmicas para manuseio de combustíveis de alta viscosidades.

Atuou em cerca de 300 projetos, incluindo atividades desenvolvidas na America do Sul e Europa.

 
  Janaina dos Santos Ferreira

Consultora da Rumar Engenharia, é Engenheira Industrial Elétrica, MBA em Gestão e Planejamento Ambiental e MBA em Gestão de Projetos.

Trabalha com projetos desde o início da carreira, tendo participado, por mais de 10 anos do planejamento e coordenação de obras de construção e reparo de Submarinos e Porta-Aviões para a Marinha do Brasil onde desenvolveu habilidades multidisciplinares.

Especialista em Planejamento, trabalhou no Comissionamento de Plataformas de Petróleo e na construção do Complexo Siderúrgico da ThyssenKrupp CSA. Atuou também na área de Pipelines onde trabalhou na fabricação e lançamento de linhas flexíveis.Presta serviços para Petrobras atuando na área de Gestão de Integração de Empreendimentos de Energia.

Simpática aos temas ambientais, trabalha em busca de Eco-eficiência e Sustentabilidade.

 
  Luiz Henrique Gomes de Souza, M.Sc. , PMP

Lidera o time de instrutores e consultores da Projecta Group. Certificado como “Project Management Professional (PMP)” pelo PMI, em 1998, também foi membro fundador e Vice-Presidente do PMI Rio em suas primeiras gestões (1998 a 2003). Como Vice-Presidente do PMI Rio trouxe a primeira prova de certificação PMP para o Rio de Janeiro em 1999, ministrando vários workshops por esse instituto sobre certificação.

Atua em treinamento para certificação PMP desde 2000, como também em cursos diversos na área de Gerenciamento de Projetos pela sua empresa, inicialmente a WBS Management & Training Ltda e atualmente pela Projecta Group Serviços e Treinamento Gerencial Ltda. A partir de 2005 desenvolveu curso EaD (Ensino a Distância) também preparatório para a certificação PMP e usando ferramentas de simulação em ambiente Web.

É professor dos MBAs de Gerência de Projetos da FGV Management RJ e do IAG / PUC RJ.

É consultor em Gerência de Projetos, Quality Assurance e Risk Management e já trabalhou como Gerente de Projetos, Quality Assurer e Risk Manager, Business Process Manager e Quality Manager em empresas como a IBM, Hewlett Packard e Price Waterhouse Coopers.

Liderou por dois anos a Comunidade de Prática em Gerência de Projetos da IBM Latin America, composta por 500 profissionais. Está em Gerência de Projetos, trabalhando de forma metodológica desde 1993, onde iniciou nessa área pela IBM Brasil, na área de Professional Services.

É doutorando da COPPE - UFRJ, com estudos e trabalhos voltados para Gerência de Riscos, Knowlodge Management e Business Intelligence.

 
  Maurini Elizardo Brito, M.Sc.

Diretor Executivo da Rumar Engenharia, é Engenheiro Naval (1978), pós-graduado em Gestão de Organizações e em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção.

Atua em projetos desde o início da carreira, tendo participado, coordenado e gerenciado projetos navais, industriais e corporativos. Consolidou sua experiência trabalhando em conjunto com equipes internacionais como a Marinetechnik AG, a Vosper Thornicroft e as empresas Michelin de vários países. Na Marinha do Brasil, participou e coordenou projetos de navios de combate, de apoio e de pesquisa, dentre os quais o Navio Escola “Brasil”, as Corvetas classe "Inhaúma" e o Navio Polar "Rio Branco". Na Michelin foi gerente de engenharia de processo, tendo desenvolvido projetos de expansão / modernização de unidades industriais e de otimização de linhas de produção. Também na Michelin atuou como responsável de Compras, desenvolvendo fornecedores brasileiros para o mercado internacional e participando de equipes de negociação mundial da empresa.

Especialista em Commissioning, participou da implantação de várias plataformas de petróleo e usinas termelétricas e é consultor da Petrobras nesta especialidade, atuando no Grupo Temático de Comissionamento. Desenvolvedor do curso pleno de comissionamento da empresa e instrutor desta disciplina para as equipes gerenciais.

Consultor de Gerência de Projetos, presta assistência a diversas empresas para a avaliação e estruturação de oportunidades, estudos de viabilidade e implantação de empreendimentos.

É professor da Fundação Getúlio Vargas e do Instituto SENAI de Educação Superior (ISES) em disciplinas de Gerência de Projetos, já tendo atuado como docente no exterior.

Membro do Project Management Institute (PMI) e da Sociedade Brasileira da Engenharia Naval (SOBENA).